segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Início de Corrupção no Processo Eleitoral nas Capitais


O sujeito para se eleger para um cargo legislativo, basta uma caneta e o talão de cheque. Funciona da seguinte maneira: O candidato manda fazer uma pesquisa para saber na cidade quem é quem, ou seja quem tem o poder de infuenciar o eleitor a votar. Identificado o elemento, que nas capitais são chamados de "líderes comunitários", mandam chamá-lo e oferecem uma quantia de aproximadamente R$ 150 a 200,00 reais por semana, para que o contratado saia de casa em casa, cadastrando os seus eleitores, para receber do candidato a importância de R$ 30,00 no dia da eleição, para votar naquele candidato. Fechado o círculo, aquele'"lider comunitário"poderá, dependendo do seu poder de convencimento, arregimentar uns 200 a 300 votos. O índice de acerto gira em torno de 70 a 80%, haja vista que, em alguns casos o eleitor", vende o seu voto a dois ou três candidatos. Terminado o pleito eleitoral, indaga-se, que compromisso tem o candidato eleito com os eleitores ? Absolutamente nenhum, por isso, os eleitores costumam dizer que os políticos só procuram o eleitor na véspera da eleição. De fato isso é verdade, porque para esse tipo de eleitor, que diga-se de passagem é a grande maioria, tudo que o político fizer, é esquecido, somente valendo o dinheiro para o dia da eleição. Desse modo, o ciclo vicioso tende a continuar assim. Aquele que comprou o mandato, de fato nada deve aos eleitores, porque ele comprou e pagou. O mandato daquele que se elegeu dessa forma, vai servir para juntar novos recursos com o fim de garantir a sua reeleição.

3 comentários:

  1. olhe sinceramente eu acho incorreto esse ponto de vista de alguns politicos, e ainda mais errados do que os politicos são esses líderes comunitarios por que o dever do politico cuida para temos um cidade melhor , com melhores condições para toda a população esses tais lideres politicos deveriam usar sua influencia para cobrar dos politicos o que eles prometeram durante a eleição...

    ResponderExcluir
  2. O Senhor distrinchou tudo diretitinho, PARABÉNS, não sei se sabe mas sou casada com um ex-vereador de dois mandatos que não se invergou a esta forma de adquirir votos e hoje esta fora de um mandato que concerteza seria voltado para o povo, mas lidar com o povo é muito complicado, infelizmente é o povo mais humilde ou mais vendável que elege esse tipo de político. Me lembro como hoje o Sr. dizendo: eu detesto quem vende o voto. Saiba que muitas de suas opiniões pra mim tem muito valor, e foi importante ter escutado isso na minha adolescencia, me ajudou a ver a política da forma correta.

    ResponderExcluir
  3. sou da opinião que: se o eleitor não sabe votar e aceita vender seu voto é porque, ele não aprendeu valorizar o voto. e que tal ensiná-los desde de crianças dentro das salas de aula na disciplina de história.
    se a corrupição existe é porque tem quem a aceite. discurso não resolve sem arregassar as mangas pra mudar. penso que o povo deve aprender a votar e é na escola, no ensino educacional onde tudo começa.
    construir cadeias e preparar policiais é mais fácil do que, construir escolas e preparar professores pra educar é mais dificil, porque a mão a ser molhada aí é bem mais dificil. penso que o que o governo quer é, o povo ignorante sem saber de nada porque se o povo aprende a votar a corrupição tende a acabar. posso estar estar errada, mas é isso que penso, de começo.
    parabéns clovis, seu blog é sempre bom;
    abraço

    ResponderExcluir